Enquete

Gostou do nosso novo site?

Sim - 68.6%
Não - 31.4%

Total de votos: 773
A votação para esta enqueta já encerrou em: 02 Fev 2015 - 00:00

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.

Contador de visitas

0206502

Seu IP: 54.161.3.96
Server Time: 2017-11-25 11:26:04

Tamandare de Nova Iguaçu recebe homenagem no Congresso Nacional

Depois de receber reconhecimento público em Nova Iguaçu, através da Câmara de Vereadores, da Baixada através do Fórum Cultural que reúne entidades dos 13 municípios da região e no estado, com a Medalha Tiradentes entregue pela Alerj, agora é a vez do Brasil.  O diretor do Colégio-Curso Tamandaré de Nova Iguaçu, Profº Ricardo Amorim recebeu a Medalha Mérito Legislativo.

A Câmara dos Deputados realizou na última quarta-feira  (30/11/2011) a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Legislativo, no Salão Negro. Neste ano, 39 pessoas de várias áreas foram reconhecidas por sua notável contribuição ao desenvolvimento do país. Entre elas magistrados, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Aires Brito; parlamentares, como o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL_RJ); o empresário Eike Batista, o Presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, o cineasta Jorge Furtado; pesquisadores, como o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara; e líderes religiosos, como o arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, entre outros.

Da lista de 39 contemplados, a Baixada Fluminense foi representada pelo professor Ricardo Amorim do Colégio-Curso Tamandaré de Nova Iguaçu. A indicação do professor foi do deputado Walney Rocha pelo empenho de Amorim que dedicou 22 anos à educação na Baixada Fluminense. Segundo Walney pela primeira vez o segmento Ensino Fundamental e Médio é lembrado já que as homenagens sempre são direcionadas para professores e reitores de universidades.

O presidente da Câmara, Marco Maia, disse que a medalha expressa o agradecimento da Câmara dos Deputados pelo trabalho ético e a responsabilidade cívica dos agraciados. “A Casa tem a honra de abrigar cidadãos comprometidos com o país. A medalha é o reconhecimento do muito que se tem feito em muitos setores da vida nacional de tantas áreas que lutam pelo bem comum”. Marco Maia entregou a medalha ao Profº Amorim poucas horas antes de assumir a Presidência da República, porque a Presidente Dilma e o vice estavam fora do país.

Marco Maia presidiu a cerimônia ao lado do deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), titular da 2º Secretaria da Mesa Diretora da Câmara, que promoveu a entrega das medalhas. A Medalha do Mérito Legislativo foi criada em 1983, é entregue anualmente por indicação de líderes partidários e membros da Mesa Diretora.

A homenagem ao Profº Amorim está relacionada a Educação, setor de poucos investimentos, principalmente em termos de qualidade, principalmente numa área extremamente pobre como a Baixada Fluminense, de acordo com o deputado Walney Rocha.  “Muitas vezes empresários, cientistas e artistas são homenageados, mas as pessoas esquecem que a educação é o instrumento para que cheguem a esse ponto”.

Autor da indicação do educador para receber a Medalha Mérito Legislativo, Walney disse que o reconhecimento desse trabalho serve para mostrar que o setor é de vital importância para o desenvolvimento do país. A medalha, afirma o deputado, serve como aplauso nessa área carente de incentivo, “como reconhecimento de um mérito em tempos de tão poucos referenciais” e para vencer preconceitos que sempre lançam para baixo a Baixada Fluminense ao freqüentar as primeiras páginas dos grandes jornais em aspectos negativos de outros rankings, como os de saneamento e saúde.

A Baixada, através do Colégio Tamandaré de Nova Iguaçu, agora é referência nacional de ensino, ao ocupar uma posição de destaque em um seleto grupo dominado por escolas das principais capitais que concentram mais da metade do PIB Nacional e os melhores índices de IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) e de renda per capita: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Pela segunda vez, o colégio se destacou no Enem, Exame Nacional de Ensino Médio,prova aplicada para mais de 4 milhões de alunos de 26 mil escolas de todo o país, ao atingir o 39º lugar no ranking nacional.

HISTÓRICO DA MEDALHA

Criada em 1983, a medalha é uma forma de homenagear personalidades, brasileiras ou estrangeiras, que realizaram ou realizam serviço de relevância para a sociedade. Pode ser um cientista, um político, um ator, um cantor, um religioso, enfim qualquer pessoa que em certo momento da história do País realizou trabalho que teve repercussão e recebeu a admiração do povo brasileiro.

Na Câmara dos Deputados estão os representantes do povo brasileiro. Assim esses representantes, em sua relação com a sociedade, fazem um reconhecimento do trabalho dessas pessoas que colaboram com o desenvolvimento do nosso Brasil.

Acontece uma vez ao ano, normalmente no mês de novembro ou dezembro. Realiza-se solenidade no Salão Negro do Congresso Nacional com apresentação musical e faz-se entrega da Medalha pelo Presidente da Casa e pelo Segundo-Secretário aos agraciados.

Já receberam a medalha a atriz Fernanda Montenegro, o arquiteto Oscar Niemeyer, a jornalista Marília Gabriela, o escritor Ariano Suassuna, o empresário Antonio Ermínio de Morais e o Afro-reggae entre outros.






www.cursotamandare.com.br
Endereço: Rua Mirin, 35 - Centro - Nova Iguaçu - Rio de Janeiro - Brasil
Tel: (21) 2667-2777
byBusiness